terça-feira, 12 de maio de 2020

Quando digo NÃO, sinto-me culpado




A necessidade de agradar aos outros, quão saudável é?

Há 3 anos ou menos, quando eu era um pouco mais jovem, estava obcecado em agradar a todos. Fiquei motivado pelo reforço positivo que recebi ao deixar os outros felizes, pois decepcioná-los era profundamente desconfortável. Mais do que me decepcionar. 

Além disso, sempre evitava conflitos. Embora eu não concordasse com a outra pessoa, sacrificava meus próprios desejos e opiniões para não fazê-las se sentir mal.

Demorou um tempo para eu me libertar dessa necessidade. Eventualmente, ficou fora de controle.

Para conseguir a aprovação dos outros, eu estava desistindo de mim mesmo. Eu me tornei um viciado.

Você se torna viciado na aprovação e nas emoções positivas que sente ao satisfazer os outros.

E você acaba acreditando que não é digno ou útil se não os agradar.

E então você começa a se perder. Você perde a identidade de quem você é, o que deseja e como deseja sua vida. E você percebe que acaba treinando sua família e amigos para esperar tudo de você e com um sorriso no rosto.

Isso parece familiar para você?

Estes são alguns sinais de que você também é complacente com os outros:

1. Você concorda com os desejos dos outros, a fim de evitar conflitos.
2. Você diz "sim" quando quer dizer "não" e vice-versa.
3. Você nunca quer magoar os sentimentos de ninguém, mesmo às suas custas.
4. Você prefere fingir que está feliz e bem, mesmo que não esteja.
5. Você se sente uma boa pessoa quando agrada aos outros e uma pessoa má quando não agrada.
6. Você não definiu seus objetivos ou seus sonhos.
7. Você é guiado pelo que "deve" fazer e não pelo que deseja fazer.
8. Você costuma atrair pessoas que precisam de ajuda.
9. Você raramente diz o que pensa ou sente.
10. Você sempre tenta ser perfeito.
11. Você teme desesperadamente decepcionar outras pessoas.
12. Você reprime sua raiva ou desacordo por medo de rejeição.
13. Você se desculpa e se sente culpado quando realmente não é sua culpa.
14. Você costuma se sentir preso.
15. Você se sente culpado por não conseguir mais.

Embora pareça que sacrificar tudo pelos outros seja uma maneira bonita e generosa de viver, na realidade você está destruindo quem você é.

Mesmo que você deseje profundamente a aprovação de todos, com sua falta de confiança e auto-estima, você os está afastando. Sua desconfiança em expressar suas opiniões e seu medo de ser você mesmo as afasta. E isso leva as pessoas, muitas vezes inconscientemente, a tirar vantagem de você. Quanto mais você os dá, mais eles querem. 

É preciso muita energia para manter todos felizes e dizer sim a tudo e a todos, certo?

Bem, é impossível ser perfeito! É impossível evitar todos os conflitos, atender às necessidades de todos.

Logo, esses sentimentos se transformam em frustração e ressentimento.

Mas é claro que você não deve "expressar" sua raiva para mantê-la em segredo, e é aí que você se sente ansioso, deprimido e zangado, e o pior é que você não sabe se é com você ou com o mundo.

Sua felicidade pessoal, seus relacionamentos e até sua saúde dependem de sua capacidade de reivindicar a si mesmo e evitar agradar aos outros.

Isso não significa que você nunca pode fazer nada por ninguém.

Mas isso significa que você deve mudar suas prioridades e ser quem lidera a própria vida.

Agradar os outros torna-se uma escolha baseada em auto-estima e autoconceito saudáveis, e não um meio de validar essa auto-estima e autoconceito através dos outros.

Para fazer algo pelos outros, você deve primeiro fazer por si mesmo.

Você não ajuda ninguém com seu sacrifício. Nunca esqueça isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário